Instalados na bonita mesa da Cave Legrand, em Paris, e tendo recebido a notícia de que faríamos a nossa primeira degustação às cegas, fomos apresentados pela sommelière brasileira Ana Carolina Dani a mais uma novidade para nós: um aparelhinho que extrai o vinho de dentro da garrafa sem que a rolha seja retirada.
A geringonça se chama Coravin. Uma agulha bem fininha perfura a rolha e insere gás argônio dentro da garrafa, fazendo o líquido sair.
O argônio não interfere no sabor. Também não acontece a entrada de oxigênio, o que interferiria na qualidade do vinho.
Após servir a quantidade desejada, basta puxar a agulha. Em pouco tempo esse espaço será fechado sozinho pela rolha.
O utensílio ganhou prêmios de inovação e revolucionou o dia a dia dos sommeliers. Ana Carolina nos explicou que o equipamento tem sido bastante utilizado e que há exemplos de garrafas das quais foram servidas taças através do Coravin e que, abertas um ano depois, o sabor do vinho estava impecável.
O equipamento inovador pode servir para provarmos se o vinho já está na sua plenitude ou se podemos esperar mais um tempo para que ele amadureça. E é útil até mesmo para que, em um jantar em casa, por exemplo, possamos provar ou oferecer aos convidados vários vinhos para degustar, sem precisar abrir diversas garrafas – cujos vinhos, se não bebidos completamente nos dias seguintes, se estragariam.
Gostamos de ver a novidade! E lá estava o vinho, mais uma vez, mostrando-nos um mundo novo, diferente e encantador – em vários sentidos.
0 Comentário