Após uma visita às caves do Château de Marsannay, que ficam nove metros abaixo do solo e mantêm os vinhos em uma temperatura constante de 15 graus, finalmente pudemos experimentar os famosos pinots (tintos) e chardonnays (brancos).
A degustação acontece em pequenos espaços nas janelas do castelo. Uma prateleira é usada para colocar os vinhos e, enquanto degustamos, podemos olhar para os lindos vinhedos que estão ao redor do château.
Enquanto nós fazíamos a degustação, dois guias orientavam outros grupos, que ficavam nas janelinhas ao lado.
O primeiro vinho que provamos foi um branco. O maravilhoso e super leve Marsannay 2013. O vinho, que se enquadra na categoria villages (entenda a classificação dos vinhos da Borgonha), custava 19 euros.
O segundo foi o Marsannay Rosé 2013, feito exclusivamente da uva pinot noir, também da categoria villages. Segundo informações do nosso guia, Marsannay é a única região da Borgonha a produzir vinhos rosés. Gostamos muito desse e compramos uma garrafa por 11 euros.
Depois, degustamos dois tintos. O primeiro foi o Marsannay 2013. O outro foi o Marsannay Rouge – Les Longeroies. Esse último é feito de uvas de um hectare do vinhedo de Marsannay que é muito antigo e prestigiado, devido ao solo de calcário. Gostamos muito dos dois vinhos, mas ainda mais do segundo.
Na loja, havia grande quantidade de vinhos de diferentes safras, cores, vinhedos e preços. Mas a nossa viagem estava só no começo e ainda tínhamos muitos vinhos pela frente. Levamos algumas garrafas e partimos para continuar a descobrir a Borgonha.
0 Comentário