Encerrados o tour pela vinícola e a degustação dentro da sala subterrânea onde repousam as barricas da El Principal, seguimos para a etapa seguinte que havíamos agendado para a nossa visita: o piquenique. A guia da vinícola – a brasileira Alexandra Urquieta – nos levou até o local, que fica dentro da propriedade com 90 hectares de vinhedos plantados, a bordo de um jipe 4×4. A partir dali as nossas melhores expectativas começavam a ser superadas.
Alguns minutos depois de sairmos da casa-sede da vinícola, chegamos a um mirante de madeira construído sob uma árvore grande e frondosa. O lugar fica no alto de uma pequena colina e a vista que se tem, ainda mais sob o sol e o céu azul como naquela tarde de abril, é deslumbrante: para baixo, plantações e mais plantações de uvas; para cima, além dos vinhedos encravados no morro, as pontas das montanhas que, no fim das contas, integram a Cordilheira dos Andes.
No mirante, existem dois “ambientes”. De um lado, uma mesa baixa de madeira rodeada por sofás confortáveis. De outro, a mesa alta e comprida com bancos de madeira que fica perto do asador (a churrasqueira), onde é possível agendar almoços – mas só para grupos maiores. Alexandra nos contou que a vinícola tenta realizar os sonhos dos mais diferentes públicos e que até casamentos, na hora do pôr do sol, já foram feitos ali.
Todo o atendimento que tivemos na El Principal foi impecável. E para o piquenique não foi diferente. Recebemos uma cesta com dois tipos de pequenos sanduíches, azeitonas chilenas, queijos, frios e frutas. Além disso, água e – óbvio! – uma garrafa de vinho (com um descorchador para abri-lo e duas taças). Era o Calicanto (safra 2015), delicioso vinho de entrada da vinícola pelo qual já estávamos encantados desde a degustação, momentos antes.
A nossa guia nos deixou no mirante por cerca de duas horas para que pudéssemos aproveitar a paisagem, a comida, a bebida e a vida. Nas nossas andanças pelo mundo do vinho até aqui, conhecemos muitos lugares incríveis (na Borgonha, em Champanhe, no Uruguai, em Mendoza, no Sul do Brasil). Mas poucos com a atmosfera tão especial que encontramos ali, naquele mirante rodeado por vinhedos numa colina da viña El Principal. Vai ser difícil esquecer.
2 Comentários
Leticia e Eduardo, as matérias publicadas por vocês são sensacionais. Gostaria de saber, se possível, como vocês agendaram a visita na vinícola El Principal e se foram até lá de transporte público ou por conta. Desde já obrigada
Olá! Ficamos felizes em saber que gostou das nossas matérias! Muito obrigada!
Nós agendamos a visita por meio do e-mail [email protected].
Esperamos que goste do passeio! Abraços!