Além de belas paisagens e ótima gastronomia, as regiões vinícolas chilenas oferecem opções de hospedagem com muito charme e requinte. Durante nossa roadtrip pelo país no outono, encontramos quatro joias imperdíveis que têm o universo do vinho como tema.
Hotel Cava Colchagua (Barreales s/n, 3130000 Santa Cruz, Chile)
Nesse hotel, todos os hóspedes dormem dentro de enormes – e antigos! – barris de vinho, nos quais eram fermentados, no passado, mais de 40 mil litros da bebida. As barricas foram usadas na fabricação de vinhos pelo avô dos atuais donos, Dom Teodoro Ravanal, um dos primeiros vinicultores do Vale do Colchagua.
Localizado nessa que é uma das regiões vinícolas mais famosas do Chile, o Cava Colchagua tem uma linda área externa, com piscina e spa. É possível fazer tratamentos em ofurôs ao ar livre, em meio aos parreirais.
Cada acomodação tem dois andares. Em cima, fica o quarto, que é, obviamente, pequeno, mas muito funcional e charmoso. O banheiro fica em baixo e tem o mesmo tamanho da parte de cima, ou seja, é enorme.
O café da manhã é simples e muito gostoso, com frutas, sucos, pães quentes, iogurtes, bolos e tortas. O hotel fica a alguns quilômetros de diversos restaurantes e vinícolas da região, como as conhecidas Casa Silva e Viña Montes.
**
Hotel Boutique Casa Silva (Hijuela 3 Casa Lote A Angostura, 3070000 San Fernando, Chile)
O hotel recebeu, neste ano, um prêmio da revista britânica “Drinks International” de melhor acomodação para o enoturismo em vinícolas do mundo. Sediado em uma construção em estilo colonial dentro da renomada Casa Silva, a propriedade tem apenas sete quartos.
O hotel é muito aconchegante, a começar pelo seu pátio interno, no centro do casarão, que é um convite para dar uma pausa e relaxar – sem falar na piscina, quando o clima permite. O restaurante da vinícola, de frente para o campo de polo e com vista para a Cordilheira dos Andes, oferece menus harmonizados e tem como destaques as famosas parrillas.
Para acompanhar, a dica é escolher um dos Carmeneres, vinhos com a típica uva chilena e um dos destaques da Casa Silva. Também é possível fazer diferentes tipos de visitas guiadas para conhecer todo o processo de produção de vinhos.
**
La Casona (Fundo Rosario S/N, 8320000 Lagunillas, Chile)
O hotel-boutique localizado dentro da vinícola Matetic tem apenas oito quartos. Eles estão distribuídos em uma belíssima casa colonial de 1900.
Localizado Vale de San Antonio, o La Casona fica próximo ao Oceano Pacífico e no caminho para a turística cidade de Valparaíso. Totalmente remodeladas em 2004, as acomodações do hotel foram batizadas com nomes de uvas usadas na fabricação dos vinhos, como Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon e Chardonnay.
Nós ficamos no quarto Pinot Noir, cepa emblemática da região da Borgonha, na França, mas cujos vinhos – ótimos e bem diferentes dos franceses – são gratas surpresas nessa região do Chile. Os hóspedes podem usufruir de uma charmosa piscina, com vista deslumbrante para os vinhedos, além de mesa de sinuca, wine bar, opções de passeios de bicicleta, a cavalo e ainda tours com degustações na vinícola que fica dentro da propriedade.
O restaurante Equilibrio é uma atração à parte. Localizado junto a um lago, serve comida típica chilena, muita carne e produtos orgânicos e frescos colhidos na horta da vinícola.
As carnes, maioria assadas, são muito boas. E a sobremesa que pedimos – panqueca de doce de leite – estava simplesmente divina.
O hotel também conta com um heliponto e com pista para aviões de pequeno porte.
**
La Casita (amino a Lo Abarca s/n, Cartagena, V región, 7550002 Cartagena, Chile)
A apaixonante La Casita, hospedagem da vinícola Casa Marín, foi a acomodação mais diferente (e encantadora) em que ficamos durante a viagem. Trata-se de uma pequena casa, no alto de uma encosta, encravada no meio dos vinhedos – mas com toda a estrutura necessária. Exclusividade total.
A paz do lugar contagia. A casa tem sala, copa-cozinha americana, banheiro, quarto e uma rústica varanda de madeira com mesa e bancos feitos de barricas de carvalho.
Acomoda um casal com todo o conforto. Da varanda, é possível assistir a um pôr-do-sol magnífico, enquanto se degustam os ótimos vinhos da casa – basta escolher entre diversos rótulos nos armários e no frigobar.
Quando chegamos, a funcionária da vinícola nos deu para levarmos para a casita uma cesta com diversos ingredientes para o café da manhã do dia seguinte: pães, queijo, frios, iogurtes, frutas e ovos, que foram fritos no fogão que fica sobre uma barrica de carvalho. Uma delícia!
A bodega é a mais próxima do oceano em toda a América Latina e fica localizada na região de San Antonio, no pequeno povoado de Lo Abarca. A visita à vinícola, com degustação, pode ser agendada e também é imperdível.
0 Comentário