Drinks com Vinho: Receitas para fazer no Verão

receitas-drink-vinho

O verão chegou-chegando e, diante de um calor que facilmente ultrapassa os 40 graus, nada a ver beber vinho, certo? Errado! Além de espumantes (o da borbulha também é vinho, gente!), os vinhos brancos e rosés mais leves (e bem gelados) são, sim, ótimas companhias. Mas desta vez estamos aqui, invadindo a sua praia e as suas festas de fim de ano, com sugestões menos usuais para matar a sede (e o calor): os drinks feitos com vinho.

É tudo muito fácil de fazer, gostoso e refrescante. Separamos algumas opções que vão do Aperol Spritz, cria italiana cada vez mais comum por aqui, a um Negroni “errado”, feito à base de espumante! Do Clericot e sua prima espanhola, a Sangria, a um drink de vinho do porto, passando pelo clássico Bellini e pelo divertido Espumante com Picolé. Que tal?

Separamos 5 Receitas de Drinks com Vinho para tomar no Verão

Aperol Spritz

aperol_spritz-350x350.jpg

O Spritz é um drink alegre, com sua cor laranja que sempre lembra o verão e a alegria. Coloque, numa taça grande, 2 partes (por exemplo, 100 ml) de Aperol (bebida que você encontra em qualquer mercado), 1 de água com gás e três de prosecco ou qualquer espumante brut (nada de espumante doce, hein!). Acrescente uma rodela de laranja e bastante gelo e desfrute.

Negroni Sbagliato

drink_Negroni_Sbagliato-150x150

Dois copos com o drink Negroni Sbagliato

Parecido com o Aperol Spritz, é até mais comum do que ele na Itália. Sbagliato significa errado, já que o drink foi criado por engano quando um bartender errou a receita do tradicional Negroni: nesta versão, em vez de gim é usado prosecco ou espumante brut. Como fazer: 1 parte de Campari, 1 parte de vermute vermelho e 1 parte de prosecco. Sirva em um copo baixo com muito gelo e meia rodela de laranja.

Bellini

Drink_Bellini-150x150.jpg

Taça do drink Bellini

Um clássico atemporal. Numa taça de espumante daquelas compridas, coloque um terço de suco de pêssego (pode ser de caixinha mesmo) bem gelado e depois complete até a boca com espumante (ou um legítimo champanhe…), também gelado. E voilá!

Esta bebida chique e deliciosa foi inventada num dos bares mais tradicionais da Itália, o Harry’s Bar de Veneza. Seu nome foi dado em homenagem ao pintor renascentista Giovanni Bellini.

Clericot

jarra e taças com clericot Uma garrafa de vinho branco seco, 2 copos (tipo americano) de água com gás, o suco de 1 laranja, 2 maçãs cortadas em fatias, 10 morangos grandes cortados ao meio, 5 pêssegos em pedaços, 3 colheres (de sopa) de açúcar. Tudo numa jarra grande.

Mas, olha: essas frutas são só sugestões. Você pode usar as que preferir, como abacaxi, uva, pêra, laranja… Canela em pau e cravos-da-índia também dão um toque todo especial à bebida.

Sangria

sangria_folha-150x150.jpeg

jarra e copo com sangria Olha o vinho tinto aí, gente! Pegue 1 garrafa de tinto seco, 2 latas de água tônica, 1 xícara (de chá) de caldo de laranja (cerca de 3 laranjas), 2 pêssegos, 1 maçã, ½ abacaxi em cubos, 2 colheres (de sopa) de açúcar, ¼ de xícara (de chá) de gim (60 ml, mas ele é opcional) e cubos de gelo a gosto.

Como fazer: numa jarra, coloque as frutas picadas e o açúcar. Regue com o caldo de laranja e o gim. Deixe na geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, coloque o vinho e a água tônica na geladeira e deixe por 30 minutos para gelar. Na hora de servir, junte o vinho e a água tônica às frutas e acrescente o gelo.
Espumante com Picolé

taças de espumante com picole

Facílimo. Coloque um bom espumante brut numa taça de vinho tinto (mais larga que a de champanhe), mergulhe um picolé de frutas (os sabores que mais combinam são limão, uva, manga e maracujá) e pronto! Tim-tim!

Quem Somos

equipe-quem-somos-botequim-do-vinho

Atrás do balcão está o casal de jornalistas Letícia Sicsú e Eduardo Carvalho. Eles acreditam que o vinho deve servir, antes de tudo, para reunir pessoas e compartilhar histórias.

Nosso Facebook